jump to navigation

Pulsologia janeiro 29, 2008

Posted by Edgar Cantelli in Uncategorized.
trackback

Ano passado escrevemos sobre a importância da avaliação dos olhos dentro de uma consulta pela Medicina Tradicional Chinesa. Hoje falaremos sobre a avaliação do pulso, conhecida como pulsologia.

A análise do pulso é um dos pontos chave para a elaboração de um diagnóstico, assim como a avaliação da evolução do tratamento, porém ale é muito pouco conhecida pelos pacientes de modo geral. Através dela o acupunturista, fitoterapeuta ou massagista, recolhe dados fundamentais para compreender a Síndrome que está levando à doença do paciente. Vamos tentar entender um pouco mais sobre a sua importância e seu uso.

Pela visão da MTC, diferentes Síndromes podem apresentar sintomas e sinais semelhantes. Por exemplo: uma Síndrome de Deficiência de Energia do Pulmão apresenta sintomas como: tosse fraca, respiração curta, que piora com esforço, muco claro e diluído. Todos esses sintomas são muito semelhantes à Síndrome de Invasão do Pulmão pelo Vento-Frio Exterior, originando o que conhecemos como resfriado. O terapeuta capacitado terá várias ferramentas para identificar de qual delas se trata o caso, como a análise da língua, que falaremos num outro momento, dentre outras. Mas sem dúvida, uma das mais importantes é a análise do pulso do paciente. No exemplo citado, um pulso de um indivíduo com Deficiência de Energia do Pulmão será certamente fraco, enquanto que o de alguém resfriado será provavelmente mais lento e muito perceptível ao simples toque na artéria.

O pulso sobre alterações muito rapidamente, por isso ele nunca deve ser analisado com fins diagnósticos, apressadamente, depois de alguma alteração emocional recente, como uma discussão, logo após algum esforço físico, como subir uma escada, ou mesmo depois de ingerir bebidas alcoólicas. Quaisquer uma dessas interferências pode alterar a força, a velocidade e a qualidade do nosso pulso.

Como podemos perceber, a pulsologia é uma das áreas da MTC mais sutis e que exige muita prática do terapeuta para o seu aperfeiçoamento, mas que revela muito sobre o nosso estado energético.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: